Duas mil pessoas na celebração dos 30 anos do Grupo Auto Júlio

Cerca de duas mil pessoas participaram na grande festa que o Grupo Auto Júlio preparou para festejar os seus 30 anos, num ambiente fantástico que recriou um arraial popular bem especial na Expoeste, nas Caldas da Rainha, a 24 de junho.
A alegria deste dia era contagiante, mas também não faltaram as lágrimas de emoção quando o fundador do Grupo, António Júlio Guedes de Sousa, recordou a história por detrás deste percurso.
Tudo começou quando respondeu a um anúncio para ser vendedor de tratores na empresa Geopeças, onde deu os primeiros passos no setor automóvel. O proprietário dessa empresa, Júlio Santos, contou que trabalhar com António Júlio foi uma experiência única. Quando o contratou fez uma aposta pessoal e os primeiros meses foram difíceis, mas a partir da primeira venda, tudo se tornou mais fácil. “O primeiro trator que vendi foi uma festa muito grande”, referiu António Júlio.
O fundador do Grupo quis homenagear também outro amigo, Luís Ganhão, que o ajudou no início com o empréstimo de uma roulotte, onde António Júlio montou o seu primeiro escritório. “Mais tarde, também me emprestou algum dinheiro e isso, até hoje, guardo no meu coração. É um homem de quem sou amigo há mais de 30 anos”, disse.
O presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, agradeceu a António Júlio pela ajuda que deu à economia do concelho durante estes 30 anos. “Se não for o empreendedorismo das pessoas, das suas empresas e dos trabalhadores, não há promoção de riqueza no concelho. A Câmara tem de estar grata a empresas como o Grupo Auto Júlio”, afirmou o autarca, que salientou que esta é “a empresa mais forte do concelho”.

Os discursos decorreram num ambiente muito informal, com um amigo de longa data, Carlos Ribeiro, a fazer as honras da casa e a entrevistar cada um dos intervenientes.
A primeira pessoa a subir ao palco foi António Júlio, mas logo de seguida foi convidada para se juntar a sua mulher, Luísa Fonseca, que tem estado com o fundador do Grupo desde o início desta aventura. Casados há 40 anos, António Júlio e Luísa Fonseca mantêm uma relação especial que é notória para quem com eles convive. “Tem sido fácil. Cada um tem o seu feitio e bate tudo certo”, afirmou Luísa Fonseca, que é um dos pilares da família e da empresa. A restante família também foi ao palco, num momento de grande união, que se estendeu ao corte do bolo de aniversário, depois de se cantarem os parabéns.
Anselmo Ralph arrebatou a audiência
Outro dos momentos altos desse dia foi a atuação de Anselmo Ralph. O célebre cantor angolano esteve sempre muito disponível para falar com os convidados e para tirar inúmeras fotografias, apesar do grande número de fãs presentes. Durante o espetáculo, o cantor interagiu também muito com o público e fez ainda uma homenagem aos bombeiros portugueses.
Embora fosse uma festa privada, o Grupo AJ entendeu estender a possibilidade a mais pessoas de assistirem ao espetáculo de Anselmo Ralph. Para tal, foram distribuídos convites à população, através de vários passatempos promovidos por órgãos de comunicação locais.

Houve também muita animação com grupos locais, não faltando as marchas populares. Todo o ambiente de festa foi complementado com os vários artesãos presentes, alguns dos quais a trabalhar ao vivo. Peças de barro feitas pelas próprias mãos ou a sua caricatura, foram algumas das ofertas que os convidados levaram para casa.
O escultor caldense Carlos Oliveira rompeu o seu estilo habitual e apresentou uma peça de cinco metros dedicada aos 30 anos da empresa, realizada com recurso a material relativo aos vários setores de atividade do Grupo. Todos os convidados foram surpreendidos com a enorme escultura, principalmente os que conheciam o anterior trabalho realizado pelo artista plástico. A escultura está agora exposta na sede do Grupo.
Apesar do elevado número de pessoas presentes, a comida nunca faltou. Houve porco e vitela no espeto, sardinha e pão quente, entre outros petiscos, doces e frutas, num serviço da responsabilidade do Arneirense.
Grupo Auto Júlio
O Grupo AJ, com sede nas Caldas da Rainha, é composto por 13 empresas, em 10 setores de atividade e dá emprego a 280 pessoas, estendendo a sua área de negócio entre Coimbra e o Algarve, em setores tão dispares como as energias renováveis, rent-a-car, seguros, combustíveis a retalho e granel, entre muitos outros. A empresa fazendo justiça ao seu mote: Ao ritmo do futuro, analisa entretanto outros investimentos. 

Comentários

Escreva um comentário

Os comentários são moderados