Grupo Auto Júlio – AO RITMO DO FUTURO

 

Há 30 anos, em junho de 1987, nasceu nas Caldas da Rainha a Auto Júlio, então com a concessão da Mitsubishi, que veio a tornar-se um dos maiores grupos económicos do distrito de Leiria, com 13 empresas, em 10 sectores de atividade dando emprego a 280 colaboradores.

Todos os anos a faturação do Grupo Auto Júlio tem vindo a aumentar, mantendo-se no top 10 das maiores empresas do distrito de Leiria, demonstrando desta forma a visão estratégica e solidez com que tem crescido. Em 2014 a faturação foi de 73,7 milhões de euros, em 2015 de 78,6 milhões de euros e o ano passado atingiu os 82,9 milhões de euros.

O Grupo Auto Júlio tem sede nas Caldas da Rainha, mas a sua área de influência estende-se por mais de metade do território nacional, com instalações em Caldas, Benedita, Leiria, Pombal, Torres Vedras, Peniche, Lourinhã, Alcobaça, Nazaré, Alcanena,  Alentejo e Algarve.

 

As suas atividades estendem-se aos setores do ramo automóvel, combustíveis a granel, postos de combustível, rent-a-car, telecomunicações, imobiliária, informática, mediação de seguros e obras públicas no setor da eletricidade.

O Grupo Auto Júlio comemora este ano o seu 30º aniversário, só possível com a visão do seu líder, o empenho dos seus quadros e a confiança dos seus clientes.

António Júlio nasceu na Guarda, em 1951, e mudou-se para as Caldas da Rainha com seis anos de idade. Um verdadeiro empreendedor que tornou uma pequena empresa num grande grupo económico. Uma das suas premissas tem sido sempre o de investir para prevenir futuras crises. “Chegando a uma altura difícil, tive de decidir se chorava ou vendia lenços a quem chora”, explica o próprio António Júlio.

 

Depois de um início dedicado principalmente à comercialização de automóveis, a Auto Júlio entrou na área da distribuição e venda de combustíveis em 1990, quando foi adquirido o espaço onde fica atualmente a sede do grupo, em São Cristóvão (Caldas da Rainha), que incluía o posto Galp existente no local. Três anos depois adquiriu a Garagem Caldas, entrando na área de distribuição e venda de combustíveis a granel, quer para abastecimento de postos de combustível, quer para fins industriais.

A expansão do grupo para fora das Caldas da Rainha teve logo início em julho de 1991, com a abertura de novas instalações da concessão da Mitsubishi em Peniche. Em 1995, foi a vez de Leiria e depois, em 1998, Pombal.

 

A Hyundai foi a segunda marca a entrar no plano de negócios, juntando-se à Mitsubishi nas suas filiais. Atualmente, no setor automóvel o grupo tem atividade não só através da venda de veículos novos (Mitsubishi, Nissan, Mazda, Hyundai e Volvo), mas também do rent-a-car e da venda de usados.

No entanto, a comercialização de combustíveis e lubrificantes representa atualmente o “core business” do grupo. Em 2012, quando o grupo celebrou os seus 25 anos, foram adquiridas as centrais de distribuição da Galp Servi Express de Palmela, Terrugem e Pombal, que vieram juntar-se à central já existente nas Caldas da Rainha. Este investimento permitiu alargar significativamente a sua área de influência, entre Coimbra, Tomar e Sines.

A história repete-se em 2017 e a celebração do 30º aniversário é coroada também com um novo investimento, desta vez na área dos serviços energéticos e das obras públicas, com a aquisição da Alferpac, uma PME Excelência, com sede na Benedita.

Empresas do Grupo Auto Júlio: A Julio Investimentos, SGPS, SA, Auto Júlio, SA, Auto Júlio Leiria, Lda, AJ Soluções, Lda, Auto Julio Peniche, Lda, Auto Julio Rent, Lda, Auto Julio Imobiliária, Lda, AJ Tec - Sistemas de informação, Lda, Garagem Caldas, Lda, AJ Ocasião, Lda, AJ Mediação, Lda, Auto Julio II, Combustiveis, SA e Alferpac.

Comentários

Escreva um comentário

Os comentários são moderados