Hyundai na vanguarda da convergência das tecnologias de comunicações e o automóvel

A Hyundai pretende conectar o Automóvel à vida das pessoas através do seu projeto “Veículo Inteligente e Híper-Conectado”.

Os primeiros passos estão a ser dados na China, onde abriu o seu primeiro Centro de Dados mundial para reunir e analisar grandes volumes de dados recolhidos dos automóveis conectados da empresa.

O “Veículo Inteligente e Híper-Conectado” vai além da convergência das tecnologias de comunicações e de o automóvel se tornar num “Computador de Alta-Performance sobre rodas”.

Este é um conceito que pretende conetar o automóvel com outros veículos, o escritório e a própria cidade.

O novo Centro de dados estabelece uma base para a operação “Car Cloud”, focada no mercado da China, potenciando o conhecimento em tecnologias de automóveis conectados proveniente de anos de experiência da Hyundai nesta vertente.

Desenvolvidos pela Hyundai, o Sistema Operativo de conexão com o automóvel (ccOS) e a Plataforma Automóvel de Serviços conectados (ccSP) permitirão acelerar a introdução da oferta dos serviços de automóvel conectados no mercado chinês.

Esta nova instalação permitirá à marca expandir significativamente os recursos de I&D nos automóveis conectados, dar seguimento às projeções da marca e potenciar negócios na China.

O Sistema ccOS da Hyundai otimiza a velocidade de transmissão e receção de informação no veículo, enquanto que a plataforma ccSP facilmente conecta o condutor aos serviços de internet IoT (Internet of Things).

Para além de monitorizar os padrões de condução dos condutores, o centro irá monitorizar e diagnosticar potenciais problemas, oferecendo atualizações de software frequentes aos veículos.

Localizada no epicentro nacional da China para tratamento de dados - a província de Guizhou na Capital Guian - o Centro de Dados da Hyundai cobre uma área de 1200m2, partilhando um edifício de 5 pisos com o maior fornecedor de internet da China, a Baidu.

O Centro está estrategicamente localizado para aproveitar o acesso às empresas locais de tecnologia, como a Unicom, para desenvolver, analisar e processar numerosos fluxos de dados posicionando a Hyundai na vanguarda da revolução automóvel no que respeita ao tratamento de dados.

O know-how da Hyundai na análise de grandes volumes de dados aliado ao forte impulso da província de Guizhou no que respeita a tratamento de dados, irá certamente acelerar o desenvolvimento de tecnologias em automóveis conectados bem como permitir, da melhor forma, satisfazer as necessidades dos nossos clientes”, comentou Seung-Ho Hwang, Vice-Presidente Executivo e Diretor da Divisão de Inteligência Automóvel da Hyundai. “

 

Liderança em veículos conectados prossegue na China

A abertura das instalações de Guian é o primeiro passo para a criação de uma rede global de plataformas de dados, desenvolvidas a partir do Centro de Dados da Hyundai em Uiwang, na Coreia do Sul, que foi inaugurado em 2013.

Com início de operações das instalações de Uiwang, a empresa estabeleceu também um grupo de “Cientistas de Dados”, que continuam a desempenhar um papel fulcral no desenvolvimento e melhoria das capacidades das aplicações de dados.

O Centro de Dados na China representa um marco importante para a Hyundai no que diz respeito à melhoria das suas competências de tratamento de dados, já que a empresa pretende expandir a sua rede de centros de dados a nível global nos próximos anos.

A somar à abertura do Centro de Dados, a Hyundai assinou um acordo com a China Unicom, a segunda maior operadora de telecomunicações na China, para em conjunto desenvolverem uma plataforma de análise preditiva.

Com a experiencia da China Unicom na recolha e análise de dados, a Hyundai espera que este acordo acelere e enriqueça os seus esforços em melhorar a vidas dos seus clientes.

Criar parcerias estratégicas com empresas líderes mundiais em tecnologia é essencial para que a Hyundai lidere a revolução digital automóvel, conforme planeado.

Em 2016 a Hyundai fez uma parceria com a Cisco, com o principal objetivo de criar veículos inteligentes híper-conectados que incluam os mais seguros e avançados sistemas de condução autónoma no mercado.

Mais recentemente, em junho deste ano, a Hyundai anunciou a sua parceria com a Baidu, um acordo que lhe permitiu tornar-se no primeiro construtor automóvel a equipar os veículos do mercado chinês com tecnologias Baidu, nomeadamente a navegação conectada MapAuto e o reconhecimento de voz Duer OS Auto.

Em 2016, o Grupo Hyundai Motor apresentou o seu plano para o desenvolvimento de automóveis conectados pela primeira vez, abrindo caminho a inovações na conectividade automóvel.

O grupo anunciou ainda os seus planos para colaborar com empresas líderes globais em IT e networking para desenvolver o concept para “Veículo Inteligente e Híper-Conectado”, focando a pesquisa e desenvolvimento no objetivo de proporcionar aos clientes novos valores e eficiências.

Comentários

Escreva um comentário

Os comentários são moderados