Nova equipa Mazda Prototype em competição na temporada de 2018

A Mazda Team Joest, que será a equipa de fábrica da Mazda Prototype no âmbito do Campeonato Norte-Americano IMSA WeatherTech SportsCar, fará a sua estreia em competição na temporada de 2018, nas 24 Horas Rolex de Daytona, em janeiro. A marca dá assim início a uma nova era na competição.

A Joest Racing é uma das mais bem sucedidas equipas de corridas de resistência da história do automobilismo, contando com 16 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, múltiplas vitórias em prestigiantes corridas norte-americanas como as 24 Horas de Daytona, 10 vitórias nas 12 Horas de Sebring e 6 títulos no campeonato Petit Le Mans.

Quanto à herança da Mazda nas corridas, destaca-se a manutenção do estatuto de único construtor asiático a vencer em Le Mans, a que se somam 22 vitórias na classe nas 24 Horas de Daytona, 13 vitórias na classe nas 12 Horas de Sebring e 11 outros grandes títulos em diversos campeonatos.

De acordo com estatísticas da IMSA, a Mazda é o 3º fabricante melhor sucedido na história da competição norte-americana profissional, contabilizando 155 vitórias em diversos patamares.

Desde a chegada da Mazda aos circuitos em 1964 que cada vez que corremos mantemos o nosso espírito de ‘Never Stop Challenging’, esforçando-nos por alcançar vitórias e campeonatos,” refere Masahiro Moro, Presidente e CEO da Mazda North American Operations (MNAO) e Director Executivo da Mazda Motor Corporation (MMC).

Estamos animados e orgulhosos com esta nova oportunidade com a Mazda,” disse Ralf Jüttner, Director da Joest Racing. “A Mazda tem uma longa tradição no automobilismo e, em especial na América, criou-se uma enorme plataforma de entusiastas das corridas. Para nós, não só é um regresso às corridas em solo americano, de que sempre gostámos, como também é uma fantástica notícia para o nosso enorme grupo de fãs japoneses, que sempre nos abraçaram de modo caloroso.”

O Mazda Team Joest irá iniciar, em breve, os testes com o Mazda RT24-P, em preparação para a próxima temporada. Manter-se-á a conceção da carroçaria, inspirada num modelo de produção e desenvolvido em conjunto com os designers da Mazda, tal como o motor Mazda MZ-2.0T, um quatro cilindros em linha, com 2,0 litros de cilindrada e turbocompressor, bloco que produz aproximadamente 600 CV e que é desenvolvido pela divisão Advanced Engine Research (AER).