Quarenta anos de sucesso das pickups da Mitsubishi

O lançamento das edições especiais L200 surge numa altura em que a Mitsubishi celebra os 40
anos de comercialização deste modelo. Em 1978 foi lançado o veículo que, durante as quatro
décadas seguintes, proporcionou mobilidade a 4,7 milhões de pessoas: a pickup de 1 tonelada
da Mitsubishi.

Os primeiros modelos receberam adequadamente a designação comercial  "FORTE", embora as exportações tenham utilizado outras designações, como L200, que continua a ser utilizada ainda hoje. Desde o início, a FORTE foi concebida para fornecer transporte resistente e fiável a pessoas e mercadorias.
Para garantir que os clientes poderiam ir ainda mais longe, a Mitsubishi Motors tirou partido da sua tradição em tração integral, adicionando uma versão 4x4 à gama, em 1980. Isso tornou-se a base para os modernos modelos 4WD da Mitsubishi, tendo dado diretamente origem ao PAJERO/MONTERO e ao DELICA.

 

Em Março de 1986 é lançada a segunda geração deste modelo, com profundas alterações. As variações oferecidas passavam agora a incluir três tipos de  carroçaria: cabina simples, cabina clube e cabina dupla, com estilos de carroçaria curta e longa, disponíveis com a primeira. Eram ainda apresentadas novas opções de transmissão (2WD e 4WD), com motores a gasolina de 2.0 e 2.6 litros e um motor diesel de 2.5 litros. Em maio de 1991 a viatura é introduzida no  mercado japonês com a designação “STRADA”.

Em novembro de 1995 a terceira geração do novo modelo de pickup "L200 STRADA" é introduzida na Tailândia.

A produção estava concentrada na fábrica de Laem Chabang da MSC Thai, de onde a pick-up era exportada para todo o mundo.As três variações de carroçaria eram a cabina simples, a cabina clube e a cabina dupla.
Propulsionadas por motores diesel de 2.5, ou 2.8 litros, o seu mecanismo 4WD estava equipado com o inovador sistema "Easy Select 4WD".
A "STRADA/L200" foi comercializada na Tailândia e também exportada para a Europa, Oceânia, América Latina, Médio Oriente e África, tendo sido vendido um
total aproximado de 1 046 000 veículos.

Em agosto de 2005 surge a quarta geração, a “Triton”. Introduzida inicialmente na Tailândia, a venda nos outros mercados sucedeu logo depois. Apresentava três configurações de carroçaria (cabina simples, cabina clube,
cabina dupla) e nos motores incluíam-se os recém desenvolvidos 2.5 e 3.2 litros
diesel common-rail. As opções de transmissão eram a 2WD e uma 4WD equipada com os sistemas "Easy Select 4WD" ou "Super Select 4WD". Foi exportada de forma faseada para cerca de 150 países em todo o mundo, tornando-se assim um importante modelo na estratégia global da Mitsubishi Motors. No total, foram produzidos um total de 1 423 000 modelos da L200/TRITON

Em 2014 ocorre a introdução da quinta geração na Tailândia, que rapidamente ficou acessível a outros mercados. Novamente com três configurações de
carroçaria (cabina simples, cabina clube de duas portas e cabina dupla), conta com as seguintes unidades motrizes: 2.4 litros MIVEC turbodiesel (recém-desenvolvida), 2.5 litros turbodiesel e 2.4 litros a gasolina. As opções de sistema de transmissão são 2WD e 4WD, estando disponível o sistema "Super Select 4WD-II", que adota um atuador eletrónico.

Comentários

Escreva um comentário

Os comentários são moderados