Volvo comemora 91 anos

14/04/1928 Pelas 10 horas da manhã, Hilmer Johansson, sales manager da empresa, conduziu para a rua o Volvo ÖV4 que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de 4 cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores, azul-escuro com guarda-lamas pretos.

85 anos mais tarde, nesse mesmo dia Stefan Jacoby, então presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, Presidente e CEO do Grupo Volvo reproduziram esse mesmo momento ao volante do mesmo Volvo ÖV4, o primeiro de todos, agora uma relíquia do museu da Volvo.

O ano passado, a Volvo Cars não deixou a data passar em claro tendo assinalado, a 14 de Abril, o início da produção do Novo Volvo XC60 na sua fábrica de Torslanda, em Gotemburgo.

14 de Abril não foi o dia de constituição da empresa, nem o dia em que surgiu a ideia, nem tão pouco o dia em que construímos um qualquer motor, foi sim o momento em que o primeiro Volvo saiu do portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. O primeiro Volvo a rolar na estrada.

MOMENTO ÚNICO E CRESCIMENTO MUNDIAL

Em 2017, a Volvo Cars voltou a estabelecer, pelo quarto ano consecutivo, um novo recorde mundial de vendas tendo as 571.577 unidades matriculadas representado um crescimento de 7% em relação a 2016.

O primeiro trimestre de 2018 vem reforçar o bom momento que a marca tem vindo a evidenciar no âmbito da sua transformação global e no seu posicionamento no segmento Premium.

As 147.407 unidades matriculadas nesses primeiros três meses do ano equivalem a um aumento mundial de 14,1% sendo de realçar as performances nos mercados da Europa, China e Estados Unidos com cifras de 5,7%, 23,3% e 49,0% respetivamente. De destacar a performance do mercado português onde o crescimento de 9,1% a ser mesmo superior à média europeia da marca.

 

O SONHO DE DOIS HOMENS - ASSAR GABRIELSON & GUSTAV LARSON

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança."

Com esta frase, Assar Gabrielsson & Gustav Larson, fundadores da Volvo, deram o mote para a criação de um conceito único na indústria.

Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a marca sueca surgiu como resposta a um vazio de mercado. A inexistência de um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia. A elevada sinistralidade nas estradas suecas nos anos 20 preocupava Assar e Gustav, o automóvel deveria ser sinonimo de alegria, progresso e liberdade, nunca de sofrimento e morte.

Ao longo destes 90 anos, o posicionamento e os valores da Marca nunca mudaram. O foco nas pessoas, na segurança, na vida, no respeito. A Volvo é mundialmente líder no capítulo da segurança. A forma mais fácil de perceber todas as inovações introduzidas pela marca sueca é pensar em tudo o que cada automóvel detém em termos de segurança, do cinto de três pontos, à terceira luz de travagem, passando pelos airbags, deteção de peões, automóveis, ciclistas ou animais com travagem automática, e dezenas de outros gadgets de segurança, tudo inovação Volvo, inovação sem patente, porque para a Volvo a segurança e a vida não têm preço e o objetivo é que todos possam beneficiar, independentemente da marca que conduzam, por isso se diz que “há um pouco da Volvo em cada automóvel”.

Comentários

Escreva um comentário

Os comentários são moderados